Tribo amazônica cria enciclopédia de medicina tradicional

indios-amazonicos

Foi a primeira vez que xamãs de uma etnia amazônica transcreveram seus conhecimentos medicinais em língua nativa 

A história, a cultura e o conhecimento indígenas estão desfalecendo em todo o mundo e, até mesmo, alguns grupos indígenas inteiros estão em processo de extinção. Diante desses fatos, uma tribo na Amazônia – composta pelo povo Matsés do Brasil e do Peru – criou, em 2015, uma enciclopédia de 500 páginas para que sua medicina tradicional seja mais notável e possa perpetuar por mais gerações.

A enciclopédia foi compilada por cinco xamãs com a ajuda do grupo de conservação Acaté, detalhando cada planta utilizada pelos Matsés como remédio para curar inúmeras doenças.

Os Matsés imprimiram a enciclopédia em língua nativa para garantir que o conhecimento medicinal não seja roubado por empresas ou pesquisadores, como já aconteceu no passado.

O estudo pretende ser uma espécie de guia para a formação de jovens xamãs, principalmente aqueles que não puderam obter conhecimento com os mais antigos. Um dos mais renomados curandeiros Matsés morreu antes que seu conhecimento pudesse ser transmitido, por isso, a Acaté e a liderança Matsés decidiram priorizar a enciclopédia antes de perder mais anciãos.

A Acaté também fez um programa par conectar os demais xamãs Matsés com jovens estudantes. Por meio desse programa de orientação, os indígenas esperam preservar seu modo de vida por muitos e muitos anos.

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Toca da Raposa © 2018. Rodovia Régis Bittencourt, Km 323 - Bairro das Senhorinhas - CEP 06950-000 / Juquitiba - SP
Telefones: (11) 95050-0559 / 11 95989-9960. Desenvolvido com pela Agência Mazag.

MENU
11 3813-8773 11 4681-2854 11 95050-0559