Todo dia, era dia de índio!

Dia do Índio

Antes que os homens aqui pisassem nas ricas e férteis terras brasilis. Que eram povoadas e amadas por milhões de índios. Reais donos felizes da terra do pau-brasil. Pois todo dia e toda hora era dia de índio. Mas agora eles têm só um dia. Um dia dezenove de abril.

Como diz a canção, o homem branco chegou ao país para tirar a paz dos índios. A data escolhida para homenageá-los é 19 de abril, porém, atualmente, não há muito o que festejar. Criada pelo presidente Getúlio Vargas por meio do Decreto-lei 5.540, de 1943, a data é comemorada por todas as comunidades indígenas.

Mas você sabe por que essa data foi estabelecida? Em 1940, o México realizou o I Congresso Indigenista, no qual seriam discutidos assuntos referentes à qualidade de vida dos índios. Os próprios índios foram convidados a participar do congresso, mas, no início, não gostaram da ideia. Depois de um acordo, eles decidiram comparecer ao evento, já que seriam discutidos temas que diziam respeito a eles próprios.

A data em que foi tomada essa decisão tão importante era 19 de abril de 1940. Por esse motivo, em 1943, Getúlio Vargas, então presidente do Brasil, decretou que o Dia do Índio seria comemorado em 19 de abril.

Geralmente, as festividades são realizadas nas próprias aldeias ou mesmo nas sedes dos municípios onde essas aldeias estão localizadas, com o incentivo de diversas atividades: prática de esportes tradicionais como corridas e canoagem, comidas típicas e manifestações.

Os indígenas

Os povos indígenas habitam o país há milênios antes da colonização portuguesa, que teve início no século 16, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. Na época da descoberta do Brasil, os povos nativos eram compostos por tribos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.

Apesar de protegida por muitas leis, a população indígena foi amplamente exterminada pelos conquistadores diretamente e pelas doenças que eles trouxeram, caindo de uma população de milhões para cerca de 150 mil, em meados do século 20. Apenas na década de 1980, ela inverteu a tendência e passou a crescer em um ritmo sólido. No censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 817.963 brasileiros se autodeclaram indígenas, embora milhões de outros tenham algum sangue índio em suas veias. Ainda sobreviveram diversos povos isolados, sem contato com a civilização.

Muitos consideram que o destino dos povos indígenas do Brasil ainda é incerto, e esperam muitas lutas pela frente. Os conflitos que os envolvem continuam a se multiplicar, as mortes, os abusos e a violência atingem muitas comunidades, mesmo com todos os avanços, toda proteção jurídica e o apoio de organismos internacionais.

Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Toca da Raposa © 2018. Rodovia Régis Bittencourt, Km 323 - Bairro das Senhorinhas - CEP 06950-000 / Juquitiba - SP
Telefones: (11) 95050-0559 / 11 95989-9960. Desenvolvido com pela Agência Mazag.

MENU
11 3813-8773 11 4681-2854 11 95050-0559